Com Amnéris Maroni

Trata-se de uma aposta ousada, ler Jung à contrapelo, a partir de Gilbert Simondon – chave da filosofia ontogenética contemporânea. A leitura do livro de Simondon Individuação à luz da Forma e da Informação tem poucas citações, não tem notas de rodapé e, todavia, cá e lá cita Jung. Quem conhece bem o processo de individuação em Jung, sente o ressoar de sua presença em Simondon.
Como Simondon individuou o conhecimento de Jung? Quais conceitos Jung liberou para Simondon? Por que Simondon recusa S. Freud?
Esse olhar à contrapelo discutirá livros e artigos de Jung. Uma bibliografia difícil e pouco citada; dela brotarão conceitos que, tecidos pelo psicólogo suíço, giram em torno da individuação.
É um caminhar pela exuberante obra de Jung, um caminhar que tem por base o processo em Jung, registrado nas suas Memórias, também as individuações adultas que vivi e registrei nos vários livros que escrevi e as (muitas) individuações de pacientes que testemunhei. Ler e estudar na área psi é em si uma experiência, experiência individuante: será nosso guia. Uma aposta ousada, como já disse.
Curso em andamento, quinzenalmente, às sextas-feiras, das 17h às 19h30.
Para ingressar favor entrar em contato via whatsapp – Sucharita 021 999978960